O que Representa Set na Cultura Egípcia?

 Na Cultura Egípcia, Seth ( ou Set ) representa o ego animal.

Um pouco de mitologia egípcia, para podermos entender o que representou Seth, na cultura do antigo Egito:


Seth ou Set / Seti
Na mitologia egípcia, a última geração de DEUSES foi a de GEB ( Deus da Terra ) e sua irmã e esposa NUT ( Deusa do Céu ). 
Eles tiveram quatro Filhos: Osíris ( o mais velho ) era irmão e esposo de ISIS (  a primeira filha de NUT ). 
Seth ( ou Set ) foi o terceiro filho e que nasceu prematuramente por ele mesmo ter aberto o ventre de sua mãe NUT.  Por último é Néftis, a irmã caçula.  
No princípio Seth e Osíris eram irmãos e amigos. Enquanto Osíris fazia amanhecer e acontecer o dia e a vida, Seth se ocupava da noite para o descanso dos homens, executando muitos serviços como o de segurar a escada pela qual os falecidos subiam da terra para o céu, além de proteger a proa da barca de durante sua viagem noturna ao mundo oculto do CAOS.
O caos foi representado pela serpente Apep ( ou Apófis/Apophis ), uma criatura que sempre tentava destruir a barca  de RÁ em sua jornada através do céu noturno em direção ao amanhecer do dia.
Um dos últimos grandes feitos de Rá foi prender Apep nas profundezas do Duat ( abismo ). No entanto, depois de um tempo, Seth mudou e tornou-se maléfico de tal modo a articular um plano para assassinar Osíris. Néftis, a irmã mais nova, não teve a dita de ser esposa do grandioso Osíris embora o amasse, e por causa disso tornou-se menos feliz, razão pela qual deu-se origem as terras de menos cultivos, que não teve a sorte de serem inundadas pelas águas durante as enchentes anuais. Seth, que era estéril devido a sua natureza grosseira, não podia gerar filhos, o que significa dizer que Seth não tinha poder para criar vida, somente o seu irmão Osíris. Mas Néftis conseguiu embriagar Osíris e dele ficou grávida, nascendo Anúbis, o Deus da justiça.  Inicialmente, Seth era um Deus benéfico, depois tornou-se horrível e terrível para a natureza originando os desertos, o calor escaldante, a sede, a fome, a destruição da agricultura, as tempestades, as guerras, a violência e a borrasca.
Seth foi retratado como um animal atípico, com a mandíbula comprida lembrando a de um tamanduá. Ele foi associado também ao javali e ao crocodilo, devido a sua excessiva aspereza e rudeza. Seth toma Osíris como rival e o trai, assassinando o seu irmão. Isis e Néfts sofrem pela morte de Osíris.  No entanto,  Isis,  depois de muitas lágrimas e sacrifícios, consegue ressuscitar Osíris, mas ele retorna ao reino dos mortos para fortalecer Anúbis no julgamento das almas. Osíris ressuscitado deixa a sua semente em Isis e dela nasce Hórus

ISIS e Hórus menino
Quando nasceu Hórus, Isis o escondeu de Seth, guardando este segredo de todos. Hórus nos braços de Isis foi crescendo sob os seus cuidados, educando-o com paciência e esmero. Quando Hórus  tornou-se  homem maduro exigiu de Seth o direito do trono que era de seu pai Osíris.  Houve então batalhas e lutas intensas entre Seth e Hórus; uma luta longa, penosa e angustiante, cujo desfecho final seria a destruição total de Seth.

Toth ( o Deus da sabedoria, do conhecimento e da escrita ) teve piedade e interviu para mediar a disputa, levando-os para o Tribunal dos DEUSES, onde estava também presente Osíris. O tribunal julgou o caso e devolveu a Osíris o reino que o irmão assassino lhe havia tomado. Os juízes celestiais reconhecem Hórus como o sucessor legítimo do trono do Egito.  Em contrapartida, Seth perde totalmente o poder sobre o Egito, sendo retirado deste mundo e como era também uma divindade na criação ficou apenas com a sua antiga função, deixando os reis governarem a Terra.

Reflexão sobre Seth:

Seth representou o ego na mitologia egípcia. Pode-se também dizer que Seth é o ego refletido em Lúcifer, devido a queda original do homem e que agora se torna satânico e se converte no grande inimigo de Osíris ( o Ser Interno ). Seth assassina Osíris e se faz senhor e regente do Egito que deixa de ser celestial para se tornar um lugar inferior, injusto, reprimido, conflitoso e sofrível. O Egito de Osíris passa então a ser governado por Seth deixando de ser celestial.  Isso nos faz lembrar da Jerusalém celestial que temos que conquistar e edificar em nosso interior pelo nascimento do Cristo e morte do ego.  Hórus deve então nascer em nosso interior para destruir totalmente Seth, que é o ego e os demônios vermelhos de Seth são os eus psicológicos que temos que desintegrar para libertar as partículas de Essência/Consciência aprisionadas nos mesmos. A Essência é um conjunto de virtudes, dons e poderes anímicos que está engarrafada nos milhares de eus psicológicos provenientes da ira, inveja, orgulho cobiça, preguiça, luxúria etc. etc. etc. Esta multiplicidade de defeitos psicológicos ficaram impregnados em Lúcifer, transformando-o em Satã; em uma natureza passional animalesca.
Fazendo-se uma analogia, pode-se dizer que O SETH BENÉFICO corresponde a Lúcifer em sua forma prístina, pura e original ( sem o ego ), mas depois do pecado original, torna-se inimigo e adversário de Osíris ( Cristo ) pela criação do ego. Então Seth mata Osíris ( o Íntimo ), o que fez a humanidade perder a consciência e o contato com Deus-Pai, que na mitologia egípcia também é Osíris. 
 
"Busquemos Osíris, Isis e Hórus dentro de nós mesmos, nas desconhecidas profundidades de nosso próprio Ser... Osíris, Ísis e Hórus constituem em si mesmos a Mônada, a Duada e a Tríade de nosso Ser Íntimo... Já ouviram falar de Brahma? Ele é em si mesmo Pai-Mãe-Filho ( Osíris-Ísis-Hórus )...".
( V.M. Samael Aun Weor )
 
Devemos agora derrotar Seth, eliminando a multiplicidade dos eus-defeitos que criamos desde épocas remotas e voltar para o Cristo resplandecente e esplendoroso representado por Hórus ( o filho de Osíris ).  Hórus deve nascer e crescer em nosso interior pela ajuda de Isis ( a Mãe Divina ) para destituir Seth e restabelecer o Egito celestial de outrora, governado pelo Deus Osíris.  Derrotar Seth é destruir o ego, é derrotar Satan. 
 
"Está escrito que Hórus deve vencer e destruir os demônios de Seth ( Satã ) para que a alma ressuscite no coração de Osíris ( Cristo )." ( V.M. Samael Aun Weor )

Quando a civilização egípcia começou a se degenerar através dos falsos Faraós ( os faraós espiritualmente decadentes e involutivos ), passaram a ter afinidade com Seth, de modo a cultuá-lo, assim como as seitas satânicas cultuam Satan, que é Lúcifer caído, viva personificação do ego animal.
O primeiro faraó da décima nona dinastia, Ramsés I, pertencia a uma família que possuía afinidade com os sacerdotes de Seth, ao que muitos passaram a trocar de nomes pelo de Seth ( ou Set ) como foi o caso de Seti I e Seti II que significa “Homem de Seth”.  Os hicsos( 1640 a 1532 a.C. ), povos do oriente próximo, quando  dominaram o Egito, elegeram Seth como o principal Deus do Egito. Outras culturas relacionaram Seth com o demônio Baal dos fenícios, e também com Tífon ( Tiphon ) dos tifonianos e demais seitas satânicas, erguendo templos de culto a Set ( ou Seth ).
Os satanistas, os inimigos secretos ou declarados do Cristo , estudam também a mitologia de forma a dar interpretação errônea e invertida com conotação de cunho luciférico. Normalmente cultuam Seth, Tífon, Kali, Lilit ( ou Lilith ), entre outras entidades e criaturas bestiais associadas a prática de feitiçaria, bruxaria e magia negra. Todas estas invenções de sacrifício de pessoas e de animais em oferenda aos deuses, tem raízes no satanismo, desde épocas milenares. 
Desde os tempos antigos, eles têm interferido nas grandes doutrinas e na sabedoria esotérica antiga para distorcer e dar inversão aos escritos. Quem tem importância na mitologia egípcia é Osíris, Isis, Hórus, Rá..., mas, em termos de mitologia, observe que eles dão mais importância Cernunno, Pã, Fauno, Sátiro..., o  deus chifrudo da mitologia universal, seres menores que representam o instinto dos animais da natureza, o instinto sexual etc. E é o que tem maior conotação e relevância para os adeptos da bruxaria e das sombras. Vale dizer que bruxaria é a ante sala do satanismo.

Samael Aun Weor
O grande mestre cristão gnóstico Samael Aun Weor explica Lúcifer como parte de nosso Ser relacionado principalmente ao impulso sexual, porém jamais deve-se cultuá-lo devido encontrar-se caído e, portanto, na forma de Diabo/Satã. Os gnósticos de Samael cultuam somente a Santíssima Trindade Pai, Filho( Cristo ) e Espírito Santo ( Shiva/Shakti ). Cultuar Lúcifer é fazer pacto com o Guardião do Umbral, é ficar preso no abismo. 

Saiba mais em:
Lúcifer e sua antítese luciférica fatal

Quando veja pessoas dizendo-se discípulos do Mestre Samael e exibindo em suas páginas figuras de Seth, como imagem de apresentação da cultura egípcia, tenha a certeza de que trata-se extraviados ou de infiltrados fingindo serem gnósticos de Samael, muitos deles são adeptos secretos do satanista Aleister Crowley e estão fabricando o falso conceito de que tudo é Gnose para fazer você aceitar os ensinamentos falsos e invertidos do universo da loja negra e que vem travestidos de esoterismo, gnosticismo, ocultismo, de cabala, de alquimia etc. etc.
Fingindo serem da Gnose de Samael, vão fazer de tudo para se misturarem, e para distorcer e inverter, sutilmente, o ensinamento gnóstico do V.M. Samael Aun Weor, principalmente o Arcano AZF, nem que tenham que demorar muito tempo para chegar a este objetivo. Eles têm um exército muito grande para atingir este fim, porque nossa civilização atual é de Seth com seus conflitos, guerras, drogas, delinquências, corrupções, crimes, misérias, injustiças sociais,  falsas igrejas, falsas doutrinas, feitiçarias, bruxaria, magia negra, necromancia, satanismo, vampirismo,  etc. etc.

O blog Gnose Samael Gnosis Gnósticos existe para  dificultá-los no intento deles de falsearem e de se misturarem, além, é claro, de também ALERTAR O VERDADEIRO BUSCADOR de que a GNOSE é essencialmente CRISTÃ e a prova disso está nas palavras de Jesus Cristo quando disse:

"Seguramente, cada um que receba um Mistério do Reino da Luz, irá e herdará até à região na qual recebeu Mistérios. Porém, não conhecerá a Gnose do universo e porquê é que tudo isto surgiu a menos que conheça a UNA e Única Palavra do Inefável que é a Gnose do Universo. E de novo vos digo abertamente: EU SOU A GNOSE DO UNIVERSO".
(Jesus Cristo em Pistis Sophia, o livro sagrado dos cristãos gnósticos primitivos)

Leia-se o livro A PISTIS SOPHIA REVELADA de Samael Aun Weor, o único Mestre a DESVELAR, por autorização da Justiça Superior Divina,  o sagrado livro Pistis Sophia, considerado a Bíblia dos cristãos gnósticos ( os verdadeiros ). 
Não por acaso,  o Mestre Samael Aun Weor é o Avatara da Era de Aquário.  Cabe aqui alertar que o título do livro A Pistis Sophia Revelada foi adulterado pelo infiltrado Karl Bunn mudando o título do livro para 'Pistis Sophia Comentada'. 

Veja em:
"Alerta! O infiltrado Karl Bunn alterou o título do livro A Pistis Sophia Revelada do Mestre Samael para Pistis Sophia Comentada".

Mas os  gnósticos de Samael ( os verdadeiros ) sabem cristalinamente que o sagrado livro foi DESVELADO e não comentado. Comentar qualquer um comenta, DESVENDAR, REVELAR ou DESVELAR é para Mestres Avatares e ainda com a autorização da Justiça Superior Divina. Está lá, muito claramente, no livro Pistis Siphia Desvelada.

Cultura Egípcia e o Livro dos Mortos.  Seth; o Javali negro.

Trechos do capítulo o Javali Negro escrito pelo V.M. Samael Aun Weor:

"...Abro o livro dos mortos dos antigos egípcios e esquadrinho os mistérios da REGIÃO DE BUTO ( O mundo do Espírito Puro ). Eu conheço esta região. Sim! Sim! Sim!..."
"...Sabeis vós por que foi oferecida a HÓRUS ( o Ser Divino no homem ) a região de Buto? Eu sei, porém vós, vós não sabeis! Eis aqui RÁ ( o Logos Solar ) que deu esta região a Hórus ( o Ser de cada homem ) para indenizá-lo da ferida sofrida pelo seu olho ( o terceiro olho que fica no entrecenho ). 
RÁ , com efeito, disse a Hórus:  "Deixa-me ver o que aconteceu com o teu olho" e o olhou... Em seguida, RÁ disse a Hórus: "Olha para lá. Vigia esse javali negro ( o Ego ). E Hórus ( o Íntimo ) vigiou-o sem descanso. E o javali o atacou com fúria.
Depois Hórus disse a RÁ: Veja o golpe que Seth ( o javali, o Ego ) deu em meu olho ( a clarividência, o sexto sentido destruído pelas paixões animais ). Esse javali negro não inspira a Hórus a não ser repugnância".
Somente com a morte do javali negro voltará a resplandecer na testa do homem o OLHO DE HÓRUS.
Vale do Samsara, noite escura, solidão maravilhosa, onde meu povo espera por esta Mensagem de Natal ( 1969-1970 ). Vale profundo, noite da serpente, enamorado de teu silêncio sofro muito ao recordar que por aí, no mundo, existe muita gente que adora o javali negro.
Por acaso, poderiam os demônios de Seth chegar à perfeição? O javali negro... evoluindo? Que tolice! Que despropósito! Mefistófeles aperfeiçoando-se? O diabo rezando missa? 
O javali negro deve morrer: Hórus o aborrece e RÁ o abomina. O destino de Seth e de seus diabos vermelhos é a morte"... ( V.M. Samael Aun Weor )
 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER , DESDE JÁ,

 


Como eliminar seus defeitos psicológicos 
( em morte em marcha ):
É Deus ( Deus-Mãe ) quem tem o poder de eliminar defeitos psicológicos, e que são muitos, para ir liberando gradualmente sua consciência engarrafada nos mesmos:
Técnicas para o Desdobramento Astral 
As Técnicas Corretas:


Frases do Mestre Samael sobre Seth

"Escrito está que HÓRUS deve vencer e destruir os demônios vermelhos de Seth ( Satan ) para que a Alma ressuscite no coração de Osíris." 
( V.M. Samael Aun Weor )

"Os sete demônios que o Grande Mestre Jesus, O Cristo, expulsou do corpo de Maria Madalena, são os sete pecados capitais: IRA, COBIÇA, LUXÚRIA, INVEJA, ORGULHO, PREGUIÇA e GULA"... "Visto o realismo dos defeitos psicológicos, o aspirante deseja mudar; não quer continuar no estado em que vive, com tanta gente metida dentro de sua psique e então inicia a auto-observação". 
( V.M. Samael Aun Weor )

"Cada defeito psicológico visto interiormente com o olho de Hórus, tem na verdade forma satânica, animalesca".
( V.M. Samael Aun Weor ) 

Cuando SETH muere en forma íntegra sólo queda en nosotros el SER, eso que nos da auténtica INDIVIDUALIDAD... Cuando SETH se desintegra en forma total, entonces la CONCIENCIA, el ALMA, se libera, despierta radicalmente y viene la iluminación interior. ( V.M. Samael Aun Weor )

"Ai daquele que fica afastado do Ancião dos Dias!** Os inimigos da noite, os demônios vermelhos de Seth, viva personificação dos nossos defeitos psicológicos, dizem maldades contra o Ser. Os demônios vermelhos de Seth, os agregados psíquicos, esperam pela tua Alma querido leitor. Na verdade, dentro de cada um deles existe certa percentagem de Essência Anímica. Os demônios vermelhos de Seth aconselham-se contra a tua Alma. Ai daquele que perde a sua Alma! Os tenebrosos que dentro de nós moram, exclamam: Deus abandonou-o! Persigamos e apoderemo-nos dele, pois não há quem o salve. O nosso Deus Interior pode auxiliar-nos". ( V.M. Samael Aun Weor )
 

**OBS.: Ancião dos Dias corresponde a Deus-Pai em nosso interior. 
                 Na antiga cultura egípcia, Osíris também representa o Cristo. 
 

__________________________________________

Gnose Samael Gnosis Gnósticos
Gnósticos da Era de Aquário
Em defesa do Cristo
Em defesa do V.M. Samael Aun Weor e sua doutrina

Gnose Samael Gnosis Gnósticos 
CHACAL ( I )
CHACAL (II)

Prática Gnóstica Revolucionária