O Mestre Samael quando fala sobre ferver a água a cem graus está se referindo a morte do ego, não tem nada a ver com alquimia.
Comprove aqui mesmo com a pergunta que fizeram ao V.M. Samael Aun Weor:
PERGUNTA - Mestre o que quer expressar com a frase para eliminar o ego é necessário ferver a água a cem graus?
V.M. SAMAEL: "Bem..., é que
eliminar egos não é questão do frio intelecto. Obviamente, se a água não ferve
a cem graus, não se cozinha o que deve cozinhar, não se desintegra o que é
necessário desintegrar... Assim, também, se não atravessamos por crises
emocionais, não cristaliza o que deve se cristalizar e não elimina aquilo que é
necessário eliminar... É necessário desintegrar os agregados psíquicos e uma
vez eliminados, cristaliza, no lugar de cada um deles, alguma faculdade, alguma
virtude, algum poder anímico. Quando dizemos ALMA, deve entender que falamos de
um conjunto de forças, poderes, virtudes, etc. Por exemplo, se você desintegra
o defeito da luxúria, cristaliza em nós a virtude da castidade; se eliminamos o
ódio, cristaliza em nós o amor; se desintegramos o egoísmo, cristaliza em nós o
altruísmo. E assim, sucessivamente, cada vez que eliminamos um defeito
cristaliza dentro de nós algo de alma... Por isso dizem os evangelhos: COM
PACIÊNCIA POSSUIREIS VOSSAS ALMAS..."
"Um homem pode ser muito rico, pode possuir uma erudição extraordinária, pode ser um grande ocultista, etc., porém isso de nada lhe serve se perde sua Alma" ( Samael Aun Weor )
O Mestre Samael nos ensina que a vida é uma escola maravilhosa para estudar a si mesmo. Estudar a si mesmo significa ver os diversos eus que carregamos em nosso interior para depois desintegrá-los com o poder da MÃE DIVINA ( Deus como Mãe ), quando assim rogamos para que ELA elimine cada defeito descoberto, separadamente, pedindo a Mãe Divina a eliminação de cada defeito descoberto. Se num acontecimento do dia apareceu o ciúmes, a ira, a vingança etc. Pedimos a Mãe Divina a desintegração de cada eu psicológico descoberto separadamente no referido acontecimento onde houve a manifestação do ego. Nós só podemos ver a manifestação dos diversos EUS com o sentido da AUTO-OBSERVAÇÃO PSICOLÓGICA, quando a usamos nos acontecimentos do dia a dia. Uma revisão nos acontecimentos, atos, pensamentos e palavras é quando podemos detectar a manifestação de EUS-DEFEITOS pela auto-observação psicológica. Devemos ver a manifestação de nossos eus psicológicos nos pensamentos, nos sentimentos e em nossas ações, sem justificar e sem condenar, para apenas compreender. Na compreensão surge isso de ferver a água a cem graus, porque o ego, antes de mais nada, é um fardo que carregamos em nosso interior e que nos cega, nos faz sofrer, errar, egoistizar, guerrear e até praticar injustiças, perversões, crueldades etc., desencadeando consequências kármicas. Na verdade, o ego é um conjunto de múltiplos eus psicológicos que devemos eliminá-los gradualmente e pacientemente para poder despertar as inúmeras partículas de CONSCIÊNCIA engarrafadas nos mesmos. A Consciência/Essência faz parte de nossa ALMA que nos confere dons, poderes, virtudes, arrependimentos, amor, sabedoria e estado de paz e felicidades. E, por incrível que pareça, é nas piores adversidades onde estão as melhores oportunidades para despertar a consciência, não é se isolando em cavernas e em monastérios que iremos despertar a consciência. Devemos tomar a vida como escola e um grande ginásio psicológico para aprender e estudar a si mesmo. Todos nós temos ego, por isso nascemos aqui. O Mestre Samael também explica que todos nós construímos uma FALSA PERSONALIDADE formada por tipos diferentes de eus psicológicos como o convencimento, a vaidade, o ciúmes, as preocupações, o orgulho etc., cujos eus demoram mais tempo para serem dissolvidos, o que requer de nossa parte muita paciência. Vejamos o que o Mestre Samael diz aos seus discípulos:
"Há eus, elementos agregados ou sub elementos da falsa personalidade, muito difícil de serem desintegrados. Então, precisamos nos revestir de muita paciência, se é que de verdade queremos avançar. A medida que afundamos dentro de nós mesmos, vamos descobrindo que existem também em nós certos agregados psíquicos inumanos muito difíceis de serem pulverizados. NÃO DEVEMOS NOS IMPACIENTAR, principalmente quando na realidade e em verdade não pagamos o preço do avanço. As vezes, desintegrar certos elementos difíceis é possível quando alguém paga. Agora, querer eliminar certos sub elementos de forma imediata sem haver pago, é absurdo. Lembrem-se que tais ou quais agregados inumanos que personificam erros, estão na verdade intimamente relacionados com causas equivocadas e estas por sua vez com o Karma. Assim, pois, não estranhem se por uma ou outra vez ficam parados em tal ou qual elemento. Isso acontece simplesmente porque o mesmo está vinculado a tal ou qual má causa. Más causas produzem maus efeitos e essas más causas ou EUS CAUSAS encontram-se vinculados a lei de débito e do crédito, o Karma. Nesses casos, há de se pagar para poder desintegrar este ou aquele elemento difícil. Paga-se Karma não somente com dor, paga-se também com boas obras e até se pode conseguir o perdão através do supremo arrependimento... então, os EUS CAUSAS se dissolvem. A impaciência nestes estudos prejudica aos neófitos. Se esses quiserem realizar avanços seguros, precisam se tornar sérios. Não se concebe um homem sério alguém que não tenha adquirido paciência. Jesus Cristo disse: COM PACIÊNCIA POSSUIREIS VOSSAS ALMAS. Necessitamos de uma boa dose de paciência quando estancamos em tal ou qual eu. Urge que nos tornemos mais conscientes de nós mesmos em pensamento, sentimento e palavra." ( V.M. Samael Aun Weor )
"Repito, ainda como já o disse, me torne cansativo, SE A ÁGUA NÃO FERVE A CEM GRAUS, não cozinha o que tem que cozinhar, não desintegra o que deve desintegrar. Assim que se não passamos por espantosas crises emocionais, esses eus não se desintegram. Quando vi aquele eu do amor próprio, que muito escondido estava nas dobras mais profundas da minha psique, senti grande dor. Tive que passar sérias crises emocionais, sofri muito... sim, muito. Arrependia-me de verdade... era quando conseguia que Devi Kundalini Shakti pulverizasse esse elemento indesejável" ( V.M. Samael Aun Weor )
Em relação ao Karma, saiba mais em:
O Karma Pode Ser Quitado com as Boas Obras
http://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.com/2017/06/samael-aun-weor-fala-sobre-o-karma.html
Frases do V.M. Samael Aun Weor sobre o Karma.
http://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.com.br/2017/05/frases-do-vm-samael-aun-weor-sobre-o.html
Os Infiltrados no Orkut