Intelecção Iluminada; quando o intelecto está a serviço do SER
Sobre esse tema, esclareceu-nos o V.M. Samael Aun Weor:
"Aqueles que chegam a desintegrar os cadáveres do Ego obtêm a intelecção iluminada. Intelecção iluminada é o intelecto posto a serviço do espírito.
Jesus Cristo teve intelecção iluminada; pôs seu intelecto a serviço do espírito. O grande erro dos materialistas consiste justamente em crer que a realidade necessita dos fenômenos físicos. Porém, a sua realidade, ao fim e ao cabo, é que é fruto do seu intelecto materialista e não da intelecção iluminada.
Tanto o físico como o espiritual são energia. Por isso, o espírito é tão real quanto a matéria. A matéria é tão sagrada quanto o espírito. Enquanto o intelecto materialista não se converter em intelecção iluminada mediante a revolução da dialética, não conseguirá compreender que o material e o espiritual se comportam de forma correlacionada e dialética." ( V.M. Samael Aun Weor )
Enquanto o homem materialista ou ateísta não conceber a relação profunda entre MATÉRIA E ESPÍRITO, permanecerá na ignorância não apenas científica, mas sobretudo espiritual. A crença dogmática materialista de que tudo surgiu do ACASO encerrou a mente humana numa caixinha de fósforo, não podendo alcançar outros conhecimentos e outras verdades do universo metafísico. Há muita discussão sobre matéria e energia. Mas o que é a matéria senão energia condensada! O átomo não é somente físico, porque existe também em outras dimensões. Existe a matéria física e a matéria etérea, mas existe também a matéria astral, mental e causal. Nas dimensões superiores, conhecidas como CÉUS, também existe a matéria.
É ser profundamente ignorante afirmar que a matéria é má e que o Demiurgo é falho por ter criado a matéria. É estupidamente imbecil afirmar que o Espírito esteja aprisionado na matéria, no corpo material etc. Isto não vem do gnosticismo e sim do pseudo gnosticismo. Se o Espírito estivesse preso na matéria ( corpo físico ) tal como afirmam os satanistas, nossa humanidade seria espiritual, não existiria ceticismo, ateísmo, agnosticismo, satanismo; não existiria ateu na ciência, na filosofia, no gnosticismo, não existiria ateísmo na literatura, na arte etc., porque a Essência/Alma estaria unida ao Espírito/Cristo.
Entenda que pseudo gnósticos não são gnósticos. Os pseudo gnósticos são muitos, os gnósticos são poucos. Para ser gnóstico tem que ter nascido o Cristo menino no interior do iniciado, tem que acontecer o advento do natal, que significa nascimento do Cristo. O Cristo é quem é o gnóstico e não ateístas, satanistas e demais pseudo gnósticos. Para ser gnóstico é necessário ter o Cristo dentro de si, o que não acontece com os pseudo esoteristas, pseudo ocultistas, pseudo teosofistas etc. Cristo é o Espírito. Ele que é o Gnóstico. Nele está o poder e a Gnose do Universo e por isso o Cristo Jesus dizer aos seus discípulos:
"Seguramente , cada um que receba um Mistério do Reino da Luz , irá e herdará até à região na qual recebeu MISTÉRIOS. Porém, não conhecerá a GNOSE do universo e porque é que tudo isto surgiu a menos que conheça a UNA e Única Palavra do Inefável que é a Gnose do Universo. E de novo vos digo abertamente: EU SOU A GNOSE DO UNIVERSO" ( Jesus Cristo em Pistis Sophia; o livro sagrado do cristãos gnósticos do cristianismo primitivo )
É necessário compreender que Cristo corresponde ao FILHO da Santíssima Trindade PAI, FILHO( Cristo ) e ESPÍRITO SANTO. Cristo é Deus, é Vishnu, é Osiris, é Chocmah; Cristo é Deus Criador; Cristo é Sabedoria, Amor e Poder; Cristo é o Logos e, portanto, é também cósmico. Jesus de Nazaré é o INICIADO que encarnou totalmente o Cristo dentro de si mesmo, por isso ele ser chamado JESUS CRISTO. No universo existem muitos seres que também encarnaram o Cristo. Deus é um conjunto de Deuses Cristificados ( CRISTOS ) com poderes para criar o universo, o homem e a vida, daí também serem chamados de DEMIURGO ARQUITETO DO UNIVERSO. No Cristo, todos os Deuses são UM. É a unidade múltipla perfeita.
"O Logos não é um indivíduo. O Logos é um exército de Seres Inefáveis." ( V.M. Samael Aun Weor )
Os Deuses Inefáveis criam com o VERBO do Cristo, do Logos. Os Deuses inefáveis têm encarnado o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É necessário entender a natureza do Cristo para sair da ignorância perpétua de pseudo gnósticos e agnósticos; de gente dogmatizada e de gente ateísta e satanista que estão fabricando mentiras em nome dos gnósticos.
Atente-se as palavras do Grande Mestre Gnóstico SAMAEL AUN WEOR para entendermos a grandeza do CRISTO e para entendermos o princípio crístico cósmico universal existente em todas as grandes religiões de nosso mundo.
"Jesus, o Divino Rabi da Galiléia, ensinou a todos os seres humanos o caminho da Verdade e da Revolução da Dialética. A Verdade fez-se carne em Jesus e se fará carne em todo homem que conseguir a revolução integral.
Se estudarmos as religiões, se fizermos um estudo comparativo das religiões, em todas elas encontraremos o culto ao Cristo. A única coisa que varia são os nomes dados ao Cristo. O Divino Rabi da Galiléia tem os mesmos atributos de Zeus, Apolo, Krishna, Quetzalcoatl, Lao-Tsé, Fu Xi, o Cristo chinês, Buda, etc.
Qualquer um fica assombrado quando faz um estudo comparativo das religiões. Todos os sagrados personagens religiosos que personificam o Cristo nascem no dia 24 de dezembro às 12 horas da noite. Todos esses sagrados personagens são filhos de imaculadas concepções. Todos eles nascem por obra e graça do Espírito Santo. Todos eles nascem de Virgens, imaculadas antes do parto, no parto e depois do parto.
A pobre e desconhecida mulher hebréia Maria, mãe do Adorável Salvador Jesus Cristo, recebeu os mesmos atributos e poderes cósmicos da deusa Ísis, de Juno, Deméter, Ceres, Vesta, Maia, Monja, lnsoberta, Réia, Cibeles, Tonantzin, etc.
Todas essas deidades femininas representam sempre a Mãe Divina, o Eterno Feminino Cósmico. O Cristo é sempre filho da Mãe Divina e a ela rendem culto todas as santas religiões.
Maria é fecundada pelo Espírito Santo. Conta a tradição que o Terceiro Logos na forma de uma pomba tornou fecundo o ventre imaculado de Maria. A pomba é sempre um símbolo fálico. Recordemos a Perístera, ninfa do cortejo de Vênus que foi transformada em pomba pelo amor.
Entre os chineses o Cristo é Fu-Xi. O Cristo chinês também nasce milagrosamente por obra e graça do Espírito Santo. Passeando a virgem chamada Hua-Tsé pelas margens do rio, pôs seu pé sobre a pegada do Grande Homem. Imediatamente se comoveu, vendo-se rodeada por um esplendor maravilhoso e suas entranhas conceberam. Transcorridos doze anos, no quarto dia da décima lua, à meia-noite, nasceu Fu-Xi, assim chamado em memória ao rio a cujas margens foi concebido.
No antigo México, Cristo é Quetzalcoatl, o qual foi o Messias e o transformador dos Toltecas. Estando um dia Chimamatl só com suas duas irmãs, apareceu-lhes um enviado do céu. As irmãs ao vê-lo, morrem de espanto. Ela, ao ouvir da boca do anjo que conceberia um filho, concebeu naquele instante, sem obra de varão, a Quetzalcoatl, o Cristo mexicano.
Entre os japoneses, o Cristo é Amida que intercede diante da deusa suprema Ten Sic Dai Tain rogando por todos os pecadores. Amida, o Cristo japonês da religião xintoísta, é quem tem os poderes para abrir as portas do Gokurat, o paraíso.
Os Eddas germânicos citam a Khristos, o Deus de sua teogonia, semelhante a Jesus, porquanto também nasceu no dia 24 de dezembro à meia-noite, da mesma forma que Odin, Wotan e Beleno.
Quando alguém estuda o evangelho de Krishna, o Cristo hindu, fica assombrado ao descobrir o mesmo evangelho de Jesus. No entanto, Krishna nasceu muitos séculos antes de Jesus. Devaki, a virgem hindu, concebeu a Krishna por obra e graça do Espírito Santo. O menino-deus Krishna foi transportado ao estábulo de Nanden e os deuses e os anjos vieram adorá-lo. A vida, paixão e morte de Krishna é similar a de Jesus.
Vale à pena estudar todas as religiões. O estudo comparativo das religiões leva-nos a compreender que todas as religiões conservam os valores eternos, que nenhuma religião é falsa e que todas são verdadeiras. Todas as religiões falam da alma, do céu, do inferno, etc. Os princípios são sempre os mesmos.
Entre os romanos o inferno era o Averno. Entre os gregos era o Tártaro e entre os hindus, o Avitchi. O céu para os gregos e os romanos era o Olimpo. Cada religião tem seu céu.
Quando terminou a religião dos romanos, quando se degenerou, os sacerdotes converteram-se em adivinhos, marionetes, etc. Porém, os princípios eternos não morreram. Eles revestiram-se com a nova forma religiosa do cristianismo.
Os sacerdotes pagãos que se chamavam augures, druidas, flamens, hierofantes, dionísios ou sacrificadores foram rebatizados no cristianismo com os sagrados títulos de clérigos, pastores, prelados, papas, ungidos, abades, teólogos, etc.
As sibilas, vestais, druidesas, papisas, diaconisas, mênades, pitonisas, etc., foram denominadas no cristianismo com os nomes de noviças, abadesas, preladas superiores, canonisas, reverendas, irmãs, freiras, etc.
Os deuses, semideuses, titãs, deusas, sílfides, ciclopes, mensageiros dos deuses, etc., das antigas religiões, foram rebatizados com os nomes de anjos, arcanjos, serafins, potestades, virtudes, tronos, etc.
Se antigamente se adorava aos deuses, agora seguem sendo adorados, apenas que com outros nomes.
As formas religiosas mudam segundo as épocas históricas e as raças. Cada raça precisa de sua forma religiosa especial. Os povos precisam de religião. Um povo sem religião é de fato um povo totalmente bárbaro, cruel e impiedoso." ( V.M. Samael Aun Weor )
NOTA: No texto , acima, está se falando da religião verdadeira escrita nos livros sagrados do oriente e do ocidente e não das falsas doutrinas que também existem em nosso sofrido mundo.
"Assim, poderíamos citar o Cristo Cósmico em milhares de livros arcaicos e VELHAS TRADICÕES que vem de milhões de anos antes de Jesus. Tudo isto convida−nos a aceitar que o Cristo é um Princípio Cósmico contido nos princípios substanciais de todas as Religiões". ( V.M. Samael Aun Weor )
"Mitra, em linguagem filosófica, é o LOGOS que foi emanado de DEUS e participou de sua onipotência, o qual depois de haver modelado o cosmos como DEMIURGO, continuou velando por ele. MITRA; em resumidas palavras, é o Cristo dos Persas." ( V.M. Adonai - Dr. Jorge Adoum )
Os Infiltrados quando no Orkut