O Grande Mestre Gnóstico Samael Aun Weor faz revelações inusitáveis sobre o quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci.
Monalisa ( ou Mona Lisa / La Gioconda ) |
A origem desta enigmática obra de arte pintada pelas mãos de
Leonardo da Vinci tem quebrado a cabeça de cientistas de laboratórios e
dos historiadores da arte universal. Uns dizem que se trata da esposa de Francesco
del Giocondo, daí o nome La Gioconda ou Mona Lisa. O nome “Mona” é uma abreviatura de Madonna –
“senhora” em italiano. Lisa
corresponderia equivocadamente a Senhora Lisa esposa de Giocondo, um rico comerciante e importante homem do governo florentino. Embora ninguém saiba dizer ao certo a origem desta enigmática senhora, a obra ficou conhecida pelo nome Mona Lisa ( ou La Gioconda ).
Outros afirmam que seria Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou mais de 10 anos. A ciência diz que Mona Lisa seria um auto retrato de Leonardo da Vinci vestido de mulher devido haver semelhança fisionômica com o autor da obra.
A semelhança que existe entre Leonardo da Vinci e a Senhora "Mona Lisa" se deve ao fato de Leonardo da Vinci ter retratado na tela a imagem de sua Mãe Divina interior e individual. Eis aí o enigma decifrado pelo grande mestre cristão gnóstico Samael Aun Weor.
“Alguns supõe que foi uma namorada de Leonardo da Vinci; se equivocam os que pensam assim. Quando você olha para Gioconda, e convido a vocês refletirem sobre isso, observe a pintura da Gioconda: não tem nada de amante, não parece nela nada semelhante. É uma pintura sublime, olha-se para ela e sente-se um êxtase, algo no coração, muito diferente das emoções inferiores. Sente-se algo sublime, como se estivesse face a face com uma deidade ou com um anjo. Na Gioconda não há nada de volúpia, nem de erotismo, ou sedução ou algo que pudesse parecer a coisa humana, não há nada disso nela. Você precisa ser intuitivo para entender o que é a Gioconda. Leonardo da Vinci captou a imagem da Gioconda cristalinamente. Porém, o que ele captou não é uma imagem fantástica, ele captou sua própria Mãe Divina kundalini e a pintou numa tela; é sua Mãe Divina ”. ( V.M. Samael Aun Weor )
Toda alma humana possui sua Mãe Divina particular e individual ( Deus como Mãe em nosso interior ). As culturas antigas não deixaram de citar a Divina Mãe.
"Entre os Astecas, ela é Tonantzin; entre os Gregos, a Casta Diana; e, no Egito, é Ísis, a Mãe Divina a quem nenhum mortal levantou o véu. Não há dúvida alguma de que o cristianismo esotérico jamais deixou de adorar a Divina Mãe Kundalini; obviamente é Marah, ou melhor diríamos, RAM-IO, Maria. O que não especificaram as religiões ortodoxas, pelo menos no que corresponde ao círculo exotérico, ou público, é o aspecto de ÍSIS em sua forma individual humana. Ostensivelmente, só em secreto se ensinou aos Iniciados que essa Divina Mãe existe individualmente dentro de cada ser humano. Não é demais esclarecer, de forma enfática, que Deus-Mãe, RÉIA, Cibeles, Adônia, ou como queiramos chamá-la, é uma variante de nosso próprio Ser individual aqui e agora. Concretizando, diremos que cada um de nós tem sua própria Mãe Divina particular, individual. Há tantas Mães no céu, quantas criaturas existentes sobre a face da Terra". ( V.M. Samael Aun Weor )
Sobre a nossa Mãe Divina, saiba mais em:
A MÃE DIVINA NA ARTE DO MUNDO
https://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.com/search?q=Monalisa
Revelou-nos ainda, o Mestre SAMAEL AUN WEOR, que na obra Mona Lisa existem duas paisagens distintas: uma do lado esquerdo e outra do lado direito da imagem de "MONA LISA" ( Mãe Divina ). Disse o Mestre Samael que estas duas paisagens se referem a dois caminhos de retorno ao ABSOLUTO: o CAMINHO DIRETO, que é o caminho da CRISTIFICAÇÃO TOTAL ( caminho mais rápido, mas com mais obstáculos e dificuldades ) e que vem representado pela paisagem que aparece as águas atravessando os arcos de uma ponte. E o CAMINHO ESPIRAL caracterizado pelas curvas de uma estrada de terra, que é o caminho mais fácil e mais demorado para se retornar ao ABSOLUTO, porém chega-se sem muitos triunfos. O fato dos pesquisadores observarem que a linha do horizonte se encontra num nível mais baixo do que a da direita, é porque são paisagens diferentes feitas intencionalmente pelo genial artista para passar um ensinamento esotérico relacionado aos dois caminhos que estão por de trás da Mãe Divina Kundalini, de quem o caminhante muito depende no trabalho de auto realização íntima do SER.
Observe bem o esoterismo inserido nesta valorosa e transcendental obra de arte feita pelo célebre pintor renascentista Leonardo da Vinci, produto de uma elevada clarividência.
"Clarividência é imaginação. A clarividência é a mais bela, a mais simples e a mais pura flor da espiritualidade.
Quando reconquistamos a nossa infância perdida, todas as imagens que chegam até nossa imaginação surgem acompanhadas de vivíssimas cores astrais. O intelectual que despreza a imaginação comete um gravíssimo absurdo porque tudo o que existe na natureza é filha da imaginação. O artista que pinta um quadro é um clarividente.
Qualquer um fica arrebatado diante do Cristo de Leonardo da Vinci ou diante da Madona de Michelangelo.
O artista percebe com a sua imaginação (clarividente) sublimes imagens que em seguida passa para suas aquarelas ou para as suas esculturas.
A Flauta Mágica de Mozart lembra−nos uma iniciação egípcia...
Quando a Deusa Mãe do Mundo quer entregar aos homens algum
brinquedo para que se divirta, deposita−o na imaginação dos inventores. Assim tivemos o rádio, o avião, os automóveis, etc."
( V.M. Samael Aun Weor )
"Assim, pois, todo mundo é mais ou menos clarividente e não se pode desprezar a imaginação porque todas as coisas são filhas da imaginação. Há que se fazer uma distinção entre os homens que não receberam educação esotérica e aqueles que já se submeteram às grandes disciplinas Esotéricas". ( V.M. Samael Aun Weor )
"Não negamos a existência da clarividência. Ela é o sexto sentido, cujo chacra reside no entrecenho e tem 96 raios. O que queremos é ampliar o conceito e fazer com que o estudante compreenda que outro nome dado à clarividência é imaginação. As pessoas esqueceram o uso e o manejo da divina clarividência. Torna−se necessário que nossos estudantes saibam que a imaginação é a mesma clarividência ou sexto sentido, situado no Entrecenho". ( V.M. Samael Aun Weor )
"Existem dois tipos de imaginação: existe a imaginação mecânica e a imaginação consciente. A imaginação mecânica não serve, é a FANTASIA, e a fantasia está formada com fragmentos da memória; por tanto, não serve. Se necessita da imaginação consciente, a imaginação ativa, da imaginação intencional. Este tipo de imaginação desenvolvida será grandiosa, sublime. Este tipo de imaginação desenvolvida permitiu a Leonardo da Vinci plasmar na tela a "La Gioconda..."( V.M. Samael Aun Weor )
Cabe aqui um COMENTÁRIO oportuno e esclarecer que a imaginação usada pelo ego animal projeta fantasias e cria elementos de ilusão, de destruição e de tenebrosidades dos mundos infernos ( ocultismo negro ). A imaginação usada pela Essência/Consciência leva a criação de elementos superiores, celestiais e transcendentais no campo da música, da arte, da ciência, da cultura, do conhecimento etc. etc. É necessário DESPERTAR A CONSCIÊNCIA pela eliminação dos eus psicológicos ( provenientes do orgulho, da ira, cobiça, inveja, luxúria, preguiça, gula etc. etc. ) A Mãe Divina é quem tem o poder de destruir os eus psicológicos gradativamente e pacientemente para libertar as porcentagens de consciência enfrascadas nesta grande multiplicidade de eus-defeitos que infelizmente criamos através do tempo e das existências...
O que você precisa
saber, desde já, para despertar a consciência e desenvolver-se interiormente e
espiritualmente:
Lista de Revelações do Mestre Samael Aun Weor em: https://gnosesamaelgnosisgnosticos.blogspot.com/2021/08/revelacoes-de-samael-aun-weor.html
Os Infiltrados quando no Orkut